SKETCHBOOKING vol.2

O hay~

Retomando o sketchbook, o blog e a vida, enfim. Numa das últimas atualizações daqui apresentei alguns dos desenhos de meu sketchbook, no link SKETCHBOOKING VOL.1: parte YSL, parte Jem e parte garotos copiados de revistas das décadas de 60, 70 e 80. Sobre esses últimos, continuei trabalhando o preto-no-branco para não perder a prática com arte-final e anatomia. E agora mostro mais um pouco do caderno onde os garotos não estão mais tão estáticos graças a estudos de escorços e treino de modelo vivo que fiz no Centro Cultural Vergueiro - a dica é que de tempos em tempos eles oferecem modelo vivo na programação, e o melhor, de graça. Definitivamente um programa interessante para os artistas de plantão.

Ainda usando só lapiseira, nanquim e canetas ponta-de-feltro, o resultado é simples. Rola uma edição digital para melhorar contraste e arrumar algumas linhas para refinar a arte num geral. E uma vez usando o Photoshop para dar um trato nos desenhos, em alguns casos brinquei com a arte original adicionando elementos diferentes e transformando um básico em interessante, como no primeiro desenho abaixo. Vale considerar que há ganhos e perdas nesse processo, pois já ouvi diversas vezes que os desenhos são mais bonitos e delicados ao vivo. Oh vida, julguem por vocês:

Working up my sketchbok, this blog and life in general - oh dear. In one of the last updates I displayed some of my sketchbook works, avaliable at SKETCHBOOKING VOL.1, featuring YSL, Jem and guys I copied from vintage magazines. I drawed these guys mostly to keep practicing anatomy and my lines, and it paid off - this gave me some confidence to try bolder p.o.vs  and shake up the art a little.

I still draw with a mechanic pencil, ink and felt-tip markers, and the result is very simple and clean. Once I scan these drawings, I edit them using Photoshop to fix the brightness, contrast and some lines. And since I ended drawing using the software, I got some ideas to make some of the guys more interesting by adding surprise elements, as in the drawing below, wich I liked very much. Still, I try not to go overboard on the digital manipulation as some people said before that the drawings are more delicate on the sketchbook - meaning the digital version doesn't do them justice. Oh well, see for yourself:

DESENHO ORIGINAL E EDIÇÃO DIGITAL BASEADO EM UMA FOTOGRAFIA DE 1920/ORIGINAL DRAWING AND A DIGITALLY COLORED VERSION BASED ON A PICTURE FROM THE 20'S